AVISO: DADOS FICTÍCIOS

Este painel não está publicado e não pode ser utilizado para fins de análise de dados.

Não é permitida a divulgação deste protótipo. Os dados aqui apresentados são fictícios.

Mapa de Risco para Arboviroses

Dengue

SAGE Mapa de Incidência de Arboviroses

ALAGOAS

Índice de Infestação Predial

Índice de Infestação

O IIP é a relação expressa em porcentagem entre o número de imóveis positivos e o número de imóveis pesquisados. (MS, 2009)

Ficha no MGDI

Fatores condicionantes

Densidade Populacional

A densidade populacional (ou densidade demográfica) corresponde a relação entre a população e a superfície do território. Espaços com elevada densidade populacional podem favorecer a proliferação de vetores e a consequente transmissibilidade de arboviroses.

Tipologia do Município

O mapa de tipologia municipal indica a classificação dos municípios conforme critério de urbanização. Espaços mais urbanizados tendem a favorecer a proliferação de vetores e a consequente transmissibilidade de arboviroses.

Domicílios com Abastecimento por Rede Geral

O mapa indica apresenta o número de domicílios com abastecimento de água por rede geral de distribuição, em cada município. A manipulação da água (armazenamento, acondicionamento) ocasionada por deficiências de abastecimento pode potencializar a proliferação de vetores das arboviroses.

Lixo Acumulado

O mapa indica a situação dos municípios segundo o acúmulo de lixo no entorno de domicílios, situação que pode favorecer a proliferação de focos de vetores das arboviroses.

Umidade do Ar

As variações meteorológicas podem afetar a ocorrência das arboviroses nos diversos municípios. O mapa de umidade do ar é uma importante ferramenta para o acompanhamento do risco de infestações.

Precipitação de Chuva

O mapa apresenta o índice pluviométrico de precipitação (chuva) nos municípios. O nível de precipitação é um importante condicionante à proliferação de focos de vetores das arboviroses.

ALAGOAS

Incidência de dengue

Tendência de casos

PORTO DE PEDRAS, AL

Diagrama de controle epidemiológico

O diagrama indica Nível de Resposta 2 para o período atual. As medidas que devem ser tomadas, conforme o Plano de Contingência Nacional para Epidemias de Dengue, estão descritas por frente de ação:

Acesso ao Plano de Contingência

Óbitos por sexo e faixa etária

No ano de 2019 ocorreram 333 óbitos por dengue no município de Porto de Pedras 170 óbitos de mulheres e um total de 163 óbitos de homens. A maioria dos óbitos (32%) ocorreu na faixa etária de 60 a 80 anos.

PORTO DE PEDRAS, AL

Diagrama de controle epidemiológico

Como essa projeção é calculada?

  • O gráfico de controle é uma ferramenta baseada no monitoramento periódico de amostras
  • A partir de uma estatística pré-definida, como a média amostral ou amplitude amostral, pode-se monitorar um processo epidêmico
  • LM: valor médio calculado com base no histórico de desempenho
  • LSC e LIC: limites de controle que dependem do tamanho amostral
Saiba mais

Contribua para o combate às arboviroses

Se você atua ou pesquisa o tema e deseja compartilhar sua experiência, informar imprecisões ou colaborar com sugestões para o aprimoramento dos conteúdos exibidos nesse painel, preencha o formulário abaixo.

Colaborar
Painéis complementares
Como usar este painel?

Este painel tem como objetivo apresentar a situação epidemiológica das arboviroses nos municípios, proporcionando a visualização de informações acerca da infestação vetorial, fatores condicionantes, epidemiologia e projeções das doenças, permitindo o acompanhamento e monitoramento de informações essenciais para ações de saúde.

Última atualização do painel

03 Agosto 2020

Frequência de atualização

Semanal

Como baixar os dados?

Os dados apresentados neste painel podem ser baixados aqui mesmo no formato JSON e CSV.

Compartilhar este painel
Suporte

Em caso de dúvidas, sugestões ou solicitações entre em contato conosco pelo email sage@saude.gov.br ou através do formulário a seguir